O ambiente de marketing está constantemente mudando, e para ficarmos mais competitivos ou para sobrevivermos, precisamos lidar com as exigências que incidem na sociedade.
Fundamentalmente é esse personagem (cliente) é o principal responsável pelo sucesso ou o insucesso de um empreendimento. Todo esforço é desenvolvido no sentido de atendê-lo e satisfazê-lo de forma que ele adquira e continue adquirindo produtos e serviços.
Neste sentido as perguntas “quem”, “quando”, “como”, “quantos”, “onde” e “porque”, são perguntas que devem ser respondidas antes, durante e após a aquisição de produtos e serviços desenvolvidos por empreendedores.
As respostas destas perguntas são imprescindíveis para se estabelecer qual é o comportamento dos clientes. Da mesma forma, que poderá auxiliar na preparação de possíveis mudanças de comportamento e perfil.
O Instituto MAS se notabiliza por seus altos índices de acertos em Pesquisas Eleitorais. O rigor técnico, aliado às novas tecnologias e nosso “manual de procedimentos” garante que entregaremos aos nossos clientes aquilo que é mais importante nesse produto: credibilidade, confiança, precisão e honestidade.
No mercado competitivo temos que estar atentos aos nossos concorrentes, pois eles são o destino dos clientes insatisfeitos. Neste sentido, cabe a todo o momento acompanhar e identificar suas estratégias, medir suas forças e fraquezas específicas para captar uma maior participação no mercado.
Quais são as vendas atuais por linha de produto/ cliente/ tipo de cliente/ região de venda?
Quais são as participações atuais no mercado por linha de produto/ tipo de cliente/ região de venda?
Qual é a imagem do seu produto/ empresa entre os clientes, concorrentes e o grande público?
Estas são perguntas fundamentais para se estabelecer o que é provável acontecer com seus concorrentes no futuro.
Vários fatores interferem no processo de escolha de um produto/serviço, um dos quais refere-se exclusivamente a qualidade e o grau de dedicação do fornecedor.
Fora isso, extremamente importante é a maneira que se agrega valor a este produto/serviço, sendo a propaganda o carro-chefe.
Temos ainda os fatores externos ou conjunturais, que tem na concorrência um principal fator de instabilidade, porém o ambiente social e político é relevante, na medida em que medidas econômicas, mudanças na legislação, surgimento de novas tecnologias e o cenário internacional também determinam o comportamento do cliente, sobretudo no que se traduz no poder de compra e na segurança para aquisição de produtos/serviços.
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