Garimpeiro do Futuro conta a história de Marcos Agostinho que narra como suas conexões e ancestralidade o fizeram se tornar um ícone importante na área de pesquisas sociais.

Há mais de 25 anos à frente do Instituto MAS Pesquisa, Marcos Agostinho reuniu histórias e reflexões que são contadas de maneira bem-humorada e inusitada em seu livro que será lançado oficialmente no final do mês de agosto na Livraria da Travessa em Alphaville.

O título faz analogia às histórias garimpadas em suas pesquisas sociais, estabelecendo conexões profundas e os diversos aspectos da realidade brasileira. “O sentido do ‘garimpeiro’, do título desta obra, conversa com o trabalho de ‘garimpar’ dados, números e histórias para que as organizações e os governos, aos quais desenvolvo projetos, possam construir um futuro muito melhor para as pessoas, e faz referência também ao livro O Negro e o Garimpo, onde encontrei o registro de minha ancestralidade”, enfatiza o autor.

De acordo com Analu Souza, professora da Universidade Federal da Bahia, “Garimpeiro do futuro, é uma declaração de respeito, de amor e de compromisso com a vida, que Marcos faz para ele mesmo e para quem vai ler o livro. A declaração também é para nossa mãe, agora uma ancestral que, diante de algum “corpo mole” de suas crias, dizia: “Deixe de procrastinação, vamos, vamos! Movimento! Movimento!“.

Marcos sempre teve o instinto e impulso de pesquisador em suas veias. Mesmo em momentos de crise em todo o mundo como o período da pandemia da Covid-19, Marcos se manteve alerta e em constante movimento, abrindo lives nas redes sociais e apoiando institutos importantes como o IBGE que sempre foi uma de suas grandes fontes de pesquisa. Isso o fez chamar a atenção de Márcio Pochmann – Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que o deu a honra de prefaciar seu livro.

Marcos Agostinho tem a ousadia de lançar o livro Garimpeiro do futuro, que narra a história de um empresário negro da área de pesquisa. Tenho orgulho de prefaciar a obra desse empresário progressista que faz da sua vida um testemunho a favor de uma sociedade mais justa, humana e antirracista“. Declara Pochmann.

O livro teve lançamento oficial no dia 28 de agosto na Livraria da Cultura em Alphaville, com presença de autoridades, amigos e familiares.