Pesquisa no Brasil

Como surgiu a primeira pesquisa de mercado no Brasil?

Em 1940, foi realizada a primeira pesquisa de opinião no Brasil com o objetivo de estabelecer o perfil dos ouvintes de rádio de ondas curtas e longas e detectar qual seria a posição do Brasil diante do conflito da Segunda Guerra Mundial que se iniciara em 1939.

O estudo visava descobrir qual seria a atitude do país caso os Estados Unidos e Japão participassem da guerra, ou seja, para que lado os brasileiros se inclinariam.

Com uma técnica não muito criteriosa para a época, mas, com muita competência, o projeto foi realizado e os resultados foram satisfatórios.

Hoje existem diversas técnicas de abordagem utilizadas nos estudos de pesquisa de mercado, bem como metodologias diversificadas que se adequam especificamente a cada tipo de trabalho.

O Instituto MAS se notabiliza por seus altos índices de acertos em Pesquisas Eleitorais. O rigor técnico, aliado às novas tecnologias e nosso “manual de procedimentos” garante que entregaremos aos nossos clientes aquilo que é mais importante nesse produto: credibilidade, confiança, precisão e honestidade.